Assuntos do CERB!


                                                             Steven Paul Jobs


Foi um inventor empresário e magnata americano no sector da informática. Notabilizou-se como co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple Inc. Foi também diretor executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar e acionista individual máximo da The Walt Disney Company.
No final da década de 1970, Jobs, em conjunto com Steve Wozniak e Mike Markkula, entre outros, desenvolveu e comercializou uma das primeiras linhas de computadores pessoais de sucesso, a série Apple II. No começo da década de 1980, ele estava entre os primeiros a perceber o potencial comercial da interface gráfica do utilizador guiada pelo mouse, o que levou à criação do Macintosh.
Após perder uma disputa de poder com a mesa diretor em 1984, Jobs demitiu-se da Apple e fundou a NeXT, uma companhia de desenvolvimento de plataformas direcionadas aos mercados de educação superior e administração. A compra da NeXT pela Apple em 1996 levou Jobs de volta à companhia que ele ajudara a fundar, e ele serviu como seu CEO de 1997 a 2011, ano em que anunciou sua renúncia ao cargo, recomendando Tim Cook como sucessor.
Morreu em 5 de Outubro de 2011, aos 56 anos, devido a um câncer no pâncreas


História

Juventude

Steve Jobs nasceu em San Francisco, filho de Joanne Simpson e do imigrante sírio Abdulfattah John Jandali. Os seus pais biológicos deram-no para adoção, pois não lhe podiam proporcionar condições para que Steve se formasse na universidade.

Foi adotado por Paul e Clara Hagopian Jobs, que lhe deram o nome de Steven Paul. [Quando completou 17 anos, entrou na universidade Reed College em Portland, Oregon e, depois de 6 meses, viu-se obrigado a abandonar a universidade, devido aos seus elevados custos. 

 

Sua carreira

O começo da Apple

Ao lado de seu parceiro tecnológico Steve Wozniak, Jobs fundou a Apple Computer em 1976 com o lançamento do Apple I e logo depois o Apple II. Com a Apple capitalizada pelos seus computadores "criativos" e simples, respeitada pela sua ousadia, a partir de 1979 iniciaram em conjunto a criação de um projeto que iria revolucionar tudo em matéria de hardware e software. Era o então projeto Macintosh, que ainda estava em suas cabeças e no papel. Este projeto sugeria o desenvolvimento de uma interface gráfica. Em 1984, a Apple lançou o Macintosh, o primeiro e único computador geral com recursos de desenho, tipografia, além de uma interface gráfica abundante.

 

Renúncia

A 24 de Agosto de 2011, Jobs renunciou à presidência da Apple. Ele esperava permanecer como presidente da mesa de direção da empresa, recomendando em sua carta de demissão que Tim Cook fosse nomeado seu sucessor.

Morte

Steve Jobs morreu a 5 de Outubro de 2011 na seqüência de um câncer no pâncreas, contra o qual lutava desde 2004. O anúncio foi dado pela família dele, que disse: "morreu em paz hoje". A empresa da qual ele foi fundador e CEO, a Apple, divulgou um comunicado separadamente anunciando a morte de Steve Jobs. No comunicado, lê-se: "Estamos profundamente tristes ao anunciar que Steve Jobs faleceu hoje. O brilho de Steve, sua paixão e força foram as fontes de inúmeras inovações que enriquecem e melhoram todas as nossas vidas. O mundo é incomensuravelmente melhor por causa de Steve. Os grandes amores da sua vida foram a sua esposa, Laurene e sua família. Nossos corações estão com eles e para todos que foram tocados por seus dons extraordinários."
Também a 5 de outubro de 2011, o site corporativo da Apple recebia os visitantes com uma página simples mostrando o nome de Steve Jobs, o seu ano de nascimento e morte e um dos seus retratos mais famosos. Ao ser clicada, a imagem conduzia a uma página com um obituário que dizia: "A Apple perdeu um visionário e gênio criativo e o mundo todo perdeu um ser humano incrível. Aqueles de nós que tivemos o privilégio de conhecer e trabalhar com Steve perdemos um amigo querido e um mentor inspirador. Steve deixa para trás uma empresa que só ele poderia ter construído e seu espírito será sempre a base da Apple." 

                           


O Barão de Mauá



O Barão de MauáIrineu Evangelista de Souza -, foi um brilhante industrial, banqueiro, político e diplomata.

Com 11 anos de idade já trabalhava na função de balconista em uma loja de tecidos; graças à sua esperteza foi progredindo aceleradamente. No ano de 1830 empregou-se em uma firma de importação de propriedade de Ricardo Carruther, com quem aprendeu inglês, contabilidade e a arte de comercializar. Com 23 anos subiu de posição, tornou-se gerente e pouco tempo depois sócio da companhia.

Decidiu sozinho avançar em direção ao progresso, edificou os estaleiros da Companhia Ponta da Areia, construiu no ano de 1846 a indústria náutica brasileira, que se estabeleceu no Rio de Janeiro, mais precisamente em Niterói. Em questão de um ano já possuía a maior indústria do país, contribuindo para colocar no mercado de trabalho mais de mil operários, fabricando caldeiras para máquinas a vapor, investindo em engenhos de açúcar, guindastes, prensas, armas e tubos para encanamento de água. Em 1854, introduziu a primeira estrada ferroviária, que ia da Raiz da Serra à cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro; contribuiu com a fase inicial da União e Indústria, a primeira estrada ladrilhada do país, que compreendia o trecho de Petrópolis a Juiz de Fora.

Igreja Santo Antonio

No bairro Alto da Serra, do estilo neogótico, foi mandada construir pelo Visconde de Ouro Preto.
Foi construída em 1905. Os mais importantes fatos ligados à Igreja de Santo Antônio do Alto da Serra foram:
A criação, em 1906, da Pia União de Santo Antônio em caráter de sede principal;
Também a criação, em 1911, do Apostolado da Oração e da Escola Gratuita Santo Antônio; e sua fundação, em 1937, de um patronato para a educação da “juventude feminina” e a criação de um ambulatório, em l945.



Estação Leopoldina

Da estação de Petrópolis, inaugurada em 1883, nada mais resta hoje, exceto as coberturas das plataformas, mantidas para a estação rodoviária que ali se construiu, depois que foi desativada a ferrovia, em 5 de novembro de 1964. Petrópolis foi ponta de linha de 1883 até maio de 1886, quando foi aberto o trecho até a estação do Areal.

Frei Leão

Nasceu em Wuppertal, na Renânia, Alemanha, a 21 de novembro de 1897
Nos anos de 1920 a 1922 ingressou na Faculdade de Filosofia, em Curitiba, PR Em 1923 seguiu para Petrópolis, RJ, para os estudos de Teologia, e em 10 de agosto de 1925 foi ordenado sacerdote, aos 27 anos de idade. Celebrou sua primeira missa na cidade de Amparo, em São Paulo. Por causa de sua doença, em 1929 foi transferido para Petrópolis, RJ. Ali ele ficaria durante 33 anos, até 1962. Sua missão especial foi o bairro Alto da Serra, onde se tornou o pároco da Igreja de Santo Antônio. Dava aulas de religião nas várias escolas. Construiu um ambulatório para distribuição de remédios aos doentes pobres. Aumentou a Escola Paroquial, que tinha então 380 alunos. Construiu a igreja no bairro do Indaiá, que hoje é florescente paróquia dos frades capuchinhos. No bairro do Morin, construiu uma igreja e uma escola para o povo. No Morro do Turco, construiu também uma capela e uma escola. O Hospital Santa Tereza não comportava mais o número de doentes que demandavam abrigo. Por esse motivo, Frei Leão construiu um pavilhão junto a este hospital, com 64 leitos. Em Petrópolis é nome de praça, é sem dúvida o franciscano mais lembrado desde a fundação do convento. Frei Leão recebeu o título de cidadão petropolitano no dia 17 de setembro de 1957, dia do centenário da elevação de Petrópolis à categoria de município, com a doação da Medalha Koeler e a Cruz de Honra, pelos serviços prestados à cidade.
Em fevereiro de 1962 Frei Leão veio transferido para São Paulo, para a Paróquia de Santo Antônio do Pari. Deixou no Alto da Serra de Petrópolis 33 anos de incessantes atividades em prol da igreja e, sobretudo dos pobres. No Pari inicialmente tornou-se capelão da Capela Nossa Senhora Aparecida. Durante vários anos foi capelão do Colégio Santa Teresinha do Menino Jesus. Não contente com todos os trabalhos comuns desta paróquia, pôs-se a serviço da Paróquia de São João Batista, para onde ia, todos os domingos, ajudar ao Monsenhor Espiridião Góes. Fazia casamentos e visitava todos os dias vários doentes. Seus sermões eram muito bem preparados, por escrito, com sólida argumentação. Na fraternidade dos frades revelava-se muito alegre e comunicativo. Era uma alma alegre e humilde.

                                    Consumo Consciente  

Hoje a nossa turma assistiu a um vídeo que falava sobre o consumo excessivo.
O vídeo nos ajuda a refletir e nos concientizar sobre nossas atitudes de consumir mais que o necessário, e as vezes até mesmo coisas que não precisamos. Esse consumo excessivo têm trazido muitos danos ao planeta, pois nossos recursos naturais estão se esgotando, aliás, metade desses recursos já foram utilizados, e isso é prejudicial as futuras gerações. Na hora de consumir não pensamos no que será de nós daqui a alguns anos, o que será de nossos filhos, amigos, netos, o que será do planeta? Se pararmos para pensar, você não acha egoísmo de nossa parte? Consumir sem precisar, o ser humano está ficando tão egoísta que só está pensando em si, não pensa em gerações futuras, não pensa em como pode acabar o nosso planeta se não começarmos a tomar uma atitude desde já! E o lixo que você consome... Pra onde você acha que ele vai? D: Geralmente ele vai para lixões a céu aberto, muitos materias não são reciclados e outros antes de serem enviados aos lixões passam por incineradores que aumentam a poluição do ar que produz um dos gases mais perigosos para o ar e o nosso ambiente.



Um comentário: